O GOALBALL é praticado em uma quadra com as mesmas dimensões do vôlei, sendo que em cada fundo há uma trave com 9M de cumprimento por 1,3M de altura.
O jogo tem 2 tempos de 12min e cada equipe tem três atletas em quadra e três reservas. Quem tem a posse da bola, a arremessa com a mão sempre tocando o solo, com o objetivo de fazer o GOL na equipe adversária, que por sua vez posiciona seus atletas para interceptar o ataque com qualquer parte do corpo.
A bola é parecida com a de basquete, pesando 1,250kg com guizos em seu interior para que os jogadores a identifique através do som.
Com a equipe feminina de goalball, o CESEC conquistou inúmeros títulos regionais e pódios nacionais, além de revelar as atletas Simone Camargo e Marcia Vieira, principais estrelas do Brasil nas últimas conquistas da seleção feminina, até chegar ao topo do ranque mundial de goalball.
Já o grupo masculino, além dos pódios regionais e o título de campeão nacional em 2012, teve em seu quadro de atletas os campeões mundiais: Romário Marques, Leandro Moreno e AlexsanderCelente.